A baliza é sem dúvidas uma das manobras mais temidas pelos motoristas. Afinal, a pressão para fazer a manobra perfeita em uma prova prática para tirar a habilitação é enorme e tudo isso dificulta algo que poderia ser muito mais tranquilo.
Se você está prestes a fazer o exame prático da auto-escola, preste atenção abaixo nos 4 passos básicos uma baliza perfeita:
1. Jogo de espelhos
Estacionar bem é dominar uma sucessão de alinhamentos. O primeiro é o do seu retrovisor com o do carro à frente da vaga. Deixar dois palmos entre eles garante uma boa distância para iniciar a manobra.
2. Porta dos fundos
Se os carros emparelhados forem do mesmo tamanho, alinhar os retrovisores é o suficiente. Se forem de tamanhos diferentes, porém, o mais seguro é alinhar as traseiras – sem virar o volante.
3. O grande truque
É hora de virar o volante todo para o lado da calçada e começar a dar ré até o alinhamento mais importante da baliza: fique de olho no espelho do lado oposto ao da calçada e continue até avistar os dois faróis do carro de trás.
4. Entrada triunfal
Dê uma leve parada, apenas para esterçar o volante todo para o lado oposto ao da calçada. Então continue em marcha a ré até o carro ficar paralelo ao meio-fio – cuidado para não acertar o carro de trás.