Logo nos primeiros anos de vida é de extrema importância prezar por dar aos filhos, alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Essa alimentação terá impactos diretos no desenvolvimento da criança.
E como todos sabem, uma alimentação saudável é aquele que envolve frutas, legumes e verduras.
Cada um desses alimentos possuem nutrientes que variam de hidratos de carbono de libertação lenta, ácidos graxos essenciais, fosfolipídios, aminoácidos a vitaminas e minerais. E todos estes ajudam no desenvolvimento do cérebro, e portanto, da inteligência do bebê.
Em entrevista ao site “Vix”, o nutricionista Patrick Holford apontou quais grupos de alimentos podem ajudar nessa tarefa:
Hidratos de carbono de liberação lenta
Alimentos: Batata, batata doce, mandioquinha, arroz branco, arroz integral e macarrão.
Funções: proporcionar energia necessária para as funções corporais, exercício muscular, manutenção da temperatura corporal, além de auxiliar na digestão e assimilação de nutrientes.
Ácidos graxos essenciais
Alimentos: Peixes como salmão e sardinha, frutos do mar, verduras de folhas escuras, frutos secos, sementes de linhaça e abóbora.
Funções: benefícios para o sistema cardiovascular, têm papel essencial na função cerebral, assim como no crescimento e desenvolvimento.
Fosfolipídios
Alimentos: Leite, queijo, ovos e óleos vegetais, abacate, coco.
Funções: exercem papel fundamental no sistema imunológico e agem como isolantes térmicos do corpo, protegendo os órgãos internos.
Fosfolipídios
Alimentos: Leite, queijo, ovos e óleos vegetais, abacate, coco.
Aminoácidos
Alimentos: Carne, frango, atum, soja, ovos
Funções: fontes de proteína, auxiliam no crescimento e reparação dos músculos.
Vitaminas e minerais
Alimentos: Vegetais, verduras, legumes e frutas em geral
Funções: evitam doenças hormonais ou de desenvolvimento, equilibram o organismo e ajudam a manter a pele e os cabelos saudáveis e bonitos.