Você é daquelas que vira e mexe corre no cabeleireiro, corta curtinho e depois implora para todos os santos para ter cabelão novamente em minutos? Te conhecemos!
E foi pensando em você que separamos algumas dicas que podem “ajudar” nesse processo de espera, tornando-o um pouco mais rápido.
Veja abaixo:
1- Cuidado com as pontas duplas e se elas aparecerem, corte-as.
O aconselho é pedir ao seu cabelereiro que corte apenas as pontinhas de cada 10 a 12 semanas para prevenir o enfraquecimento dos fios.
2- Hidrate sempre.
Os cabelos abaixo do ombro ou mais compridos têm anos de idade e é mais provável que precisem de cuidados extras além do condicionador. Tem até uma receita para você anotar: 1 xícara de óleo de coco não refinado misturado a 1 colher de sopa de amêndoa, macadâmia e óleo de jojoba.
O idela é aplicar nos cabelos úmidos, para não ficar resíduos e em seguida lavar com shampoo e condicionador. A função destes óleos é completar a cutícula capilar com gordura natural e, após o enxágue, o uso regular de xampu ajuda a selá-los dentro do cabelo.
3- Use condicionador.
É incrível o tanto de mulheres que não usam condicionador, é a pior coisa que você poderia fazer com o seu cabelo — principalmente se você quer que ele cresça — quando, na verdade, é o xampu que você deveria alternar o máximo possível. O propósito do xampu é retirar a sujeira e o acúmulo de produtos, mas ele também pode levar embora óleos naturais essenciais que mantêm os fios macios e saudáveis.
4 – Coragem e lave na água fria!
Isso realmente ajuda o cabelo a crescer e manter cabelos longos saudáveis por mais tempo. Água fria garante mais suavidade à última camada de cabelo, o que ajuda a prevenir a perda de umidade e os danos causados pela alta temperatura — você só precisa fazer isso por alguns minutos, mas esta dica garante uma grande diferença a longo prazo.
5- Cuide da alimentação
Seu corpo precisa de vários nutrientes vitais, proteínas e minerais essenciais para criar novos cabelos. Então dê uma boa olhada como anda sua dieta — porque apesar de uma dieta equilibrada ajudar, você pode não estar conseguindo a quantidade ideal de todos os nutrientes necessários para a construção de fios saudáveis capazes de crescer bastante e resistir aos danos. É importante considerar esta alternativa se você quer que seu cabelo cresça e que seja saudável desde o folículo.
6- Escolha a escova certa
Pentear demais seu cabelo pode causar danos físicos a ele. Quando desembaraçar os fios molhados, comece sempre das pontas e depois continue pelo comprimento todo — geralmente fazemos o sentido contrário, do topo da cabeça às pontas, mas isso só transforma pequenos nós em um grande emaranhado e pode te fazer perder muitos fios. Use também escovas com pelo de javali porque são boas para distribuir os óleos naturais do couro cabeludo e não arrebentam os fios.
7- Cuidado com a toalha
O que poderia acontecer de tão ruim por enrolar seu cabelo naquela toalha supermacia de banho? Muita coisa. Esta prática causa muita quebra dos fios, sabia? Seu cabelo fica preso a todas aquelas fibras do tecido e, uma vez que a maioria das mulheres enrolam a toalha com muita força, todos aqueles fios finos e frágeis em volta do seu rosto ficam sujeitos a quebrar. Se não conseguir abandonar a mania dos turbantes pós-banho, opte por uma toalha bem macia de microfibra.
8- E com a fronha
O recomendado é trocar sua fronha de algodão por uma com tecido acetinado porque a superfície é mais macia e vai impedir a fricção, como acontece com os tecidos de algodão, e você vai acordar com menos nós no cabelo.