A partir da próxima segunda-feira, dia 15, a Prefeitura de São Paulo ampliará a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade.
A medida tem como objetivo aumentar a cobertura da imunização que, até agora, conta com apenas 26% de adesão na capital paulista. A campanha teve início no dia 10 de abril e, até então, a vacina estava disponível apenas para certos grupos, como pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 6 anos, pessoas em grupos de vulnerabilidade ou comorbidade, profissionais de saúde da educação de serviços públicos e indivíduos do sistema prisional.
A ampliação da campanha segue a recomendação do Ministério da Saúde e, de acordo com o governo, cerca de 21 milhões de pessoas receberam o imunizante até agora no Brasil, apenas 30% da meta estabelecida. A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo.
A gripe é uma infecção viral respiratória que pode levar a complicações sérias, especialmente em idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença e reduzir a sua transmissão.
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra a COVID-19, mas é fundamental para evitar a sobrecarga nos serviços de saúde e reduzir a circulação do vírus influenza, que também pode causar casos graves de doença e levar ao óbito.
Além disso, a campanha de vacinação contra a gripe também contribui para diferenciar os sintomas da gripe e da COVID-19, o que é especialmente importante neste momento em que ainda estamos enfrentando a pandemia da COVID-19.
A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e não causa a doença. Os efeitos colaterais são geralmente leves, como dor no local da injeção, febre baixa e mal-estar, e desaparecem em poucos dias.
Por isso, é importante que todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe se vacinem o mais breve possível. E agora, com a ampliação da campanha para toda a população acima de seis meses de idade, a vacinação torna-se ainda mais acessível e importante para a proteção de todos contra a gripe.