Unir o útil ao agradável é o que há. De acordo com uma pesquisa de 2009 realizada na Universidade de Harvard, nos EUA, o consumo de bebidas alcoólicas, como por exemplo o vinho, pode evitar o ganho de peso. Nesse estudo, os cientistas acompanharam quase 20 mil mulheres durante 13 anos, observando seu peso e seus hábitos em relação ao consumo de álcool.
O resultado foi que, quando comparadas com as participantes que nunca bebiam, as mulheres que relatavam um consumo de bebida alcoólica de leve a moderado apresentaram um risco menor de desenvolver sobrepeso ou se tornarem obesas.
Veja também:
Indústria alimentícia deve reduzir o tamanho das porções, dizem especialistas
Projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos está pronto para ser votado na CAE
Outra questão levantada é que entre bebidas como destilado, cerveja e vinho, este é o que mais se destaca na prevenção de peso.
Isso ocorre porque o vinho tinto contém flavonoides, que têm poder antioxidante. Essas substâncias são benéficas para nossa saúde, pois elas atuam neutralizando radicais livres e impedindo a oxidação do colesterol ruim (LDL), diminuindo assim os riscos relacionados a doenças como a aterosclerose.
IMPORTANTE:
Vale destacar que apesar disso o vinho tinto não possui nutriente importante para o nosso organismo. Ou seja, o consumo de álcool em excesso pode gerar também uma série de outros problemas de saúde.