Aos poucos o WhatsApp vem se tornando o principal veículo para propagação de vírus em todo o mundo. O mais novo vírus encontrado é considerado um dos mais graves, pois permite que um hacker explore recursos do smartphone nunca antes acessados. Por enquanto a vulnerabilidade acontece apenas em aparelhos com sistema Android.
Chamado de Skygofree, o vírus foi descoberto pela Kaspersky e possibilita saber a localização exata de um dispositivo além de ativar o microfone para gravar o ambiente em que a pessoa está. Além disso, ele também executa outras ações, como permitir a leitura de mensagens trocadas no Facebook Messenger, Skype, Viber e, claro, o WhatsApp.
Os cibercriminosos se utilizam de uma “malandragem” presente nos sistemas operacionais para espionar os apps e tudo é feito via serviços de Acessibilidade. O recurso funciona como uma espécie de “olho digital” que lê todo o conteúdo da tela.
Outra função encontrada é a possibilidade tirar uma foto com a câmera frontal enquanto o usuário tenta desbloquear o smartphone pelo reconhecimento facial. Interceptar chamadas, mensagens SMS e dados de calendário, também ficam acessíveis aos criminosos.
Para evitar cair neste golpe, é altamente recomendado que instale sempre apps oficiais, além de manter o Smartphone atualizado e, se possível, com um bom programa antivírus.