A imagem da galáxia NGC 2903, que está localizada a uns impressionantes 30 milhões de anos-luz de distância na constelação de Leão (Leo), foi tirada pelo poderoso telescópio orbital.
A galáxia espiral foi sondada como parte do mapeamento gigante pelo telescópio de cerca de 145 galáxias em disco. O estudo espera lançar luz sobre a relação entre as galáxias e os buracos negros que se escondem no meio delas.
“Esses objetos celestes atraentes por sua luz combinam braços curvos e giratórios com estrelas cintilantes dispersas, explosões brilhantes de gás e faixas escuras de poeira cósmica, criando cenas verdadeiramente incríveis”, escreveu a agência espacial em seu site.
Quase três quartos de todas as galáxias do Universo têm forma espiral, cuja principal característica inclui braços cheios de sistemas solares e outros fenômenos.
A Via Láctea também foi considerada uma espiral até a década de 1960, quando foi reclassificada como uma espiral barrada. Isto significa que é essencialmente uma galáxia espiral com uma barra central distinta, bem como braços espirais.