O recomendado é bebermos 2 litros de água diariamente para repor o que perdemos com urina, suor e fezes. Em dias quentes é possível perder até 4 litros.
Contudo, a maioria das pessoas não possuem este hábito, o que resulta em diversos problemas urinários como pedras nos rins e infecção de urina.
Em todo o contexto, isso acaba sendo dos males, os menor já que ficar sem beber água pode causar até a morte.
Mas afinal, o que acontece quando ficamos muito tempo sem beber água?
Como dito anteriormente, o corpo humano perde muito líquido ao longo do dia. Quando não repomos os líquidos que perdemos, ocorre a desidratação: com isso, o organismo começa a ter dificuldade de realizar as suas funções normais.
Os sintomas de desidratação leve a moderada são: boca seca, sede, sonolência, pele seca, dor de cabeça, tontura e pouca produção de urina.
Quantos dias sobrevivemos sem água?
Em climas mais frios, os seres humanos conseguem sobreviver até 7 dias sem água. Em temperaturas mais quentes, como as do Brasil, não é possível viver mais do que 4 dias sem beber água.
A desidratação severa causa o aceleramento dos batimentos cardíacos, da respiração, diminuição da pressão arterial, febre e até delírios, inconsciência e morte.