O Youtuber americano, Logan Paul, gravou um vídeo em que aparece tirando o maior sarro do corpo de um suicida. O vídeo, que foi postado em 31 de dezembro, acabou sendo removido depois de diversas críticas. Nele, Paul e sua equipe visitam a floresta Aokigahara, no Japão, conhecida por ser um local comum de suicídios. Eventualmente o grupo mostra o corpo de um homem e inicia o show de piadas.
O Youtuber diz no vídeo que está brincando e filma o cadáver de vários ângulos, mantendo o rosto da pessoa escondido. “Ei, você está vivo?”, ele pergunta. Depois, diante do cadáver: “Você está com a gente, p***a?”.
Depois de enfrentar uma enxurrada de críticas em relação ao vídeo, o YouTube finalmente resolveu se declarar. A empresa limitou a capacidade de Paul de ganhar dinheiro com seus vídeos na plataforma, começando por cancelar seu lucrativo Google Preferred (programa que permite que marcas anunciem nos vídeos dos cinco maiores criadores do YouTube).
Por enquanto, Paul ainda pode monetizar seus vídeos, mas ele não ganhará o mesmo dinheiro como costumava. Além disso, o YouTube também interrompeu a produção dos projetos originais de Paul para o serviço de transmissão, o YouTube Red.
Arrependimento?
Depois das críticas ao vídeo, Paul publicou um pedido de desculpas no qual afirma que cometeu um erro, mas que não tinha como objetivo conseguir visualizações, apenas conscientizar o público:
“Por onde começar…
Vamos começar com isso – Eu sinto muito.
Esta é a primeira vez para mim. Eu nunca enfrentei criticismo como este antes, porque eu nunca cometi um erro como este. Estou rodeado de boas pessoas e acredito que faço boas decisões, mas ainda sou apenas um ser humano. Eu posso estar errado.
Eu não fiz pelas visualizações. Eu consigo visualizações. Eu fiz porque eu achei que poderia fazer algo positivo na internet, não causar uma onda de negatividade. Esta nunca foi a intenção. Eu queria aumentar a conscientização e prevenção de suicídio e, embora eu tenha pensado que ‘se este vídeo salvar apenas UMA vida terá valido a pena’, eu me enganei pelo choque, como mostrado no vídeo. Ainda estou.
Eu faço esta m*rda todo dia. Eu fiz um programa de TV de 15 minutos TODOS OS DIAS pelos últimos 460 dias. Dá para entender que é fácil se levar pelo momento sem realmente pensar nas possíveis ramificações.
Sou frequentemente lembrado do quão grande meu alcance é e com grandes poderes vêm grandes responsabilidades… pela primeira vez na minha vida, eu sinto muito em dizer que eu lidei com este poder da forma incorreta. Não vai acontecer de novo.
Eu amo todo mundo. Eu acredito nas pessoas. Eu estou aqui. Paz”, escreveu ele.
Dear Internet, pic.twitter.com/42OCDBhiWg
— Logan Paul (@LoganPaul) January 2, 2018
Entretanto, o pedido de desculpas não teve uma repercussão positiva. Os seguidores não perderam tempo e começaram o massacre digital. Entre o público, teve até celebridades como Sophie Turner (Game of Thrones) e Aaron Paul (Breaking Bad) expressaram o quanto desaprovam o ocorrido.
Sophie falou: “Você é um idiota. Você não está conscientizando. Você está ridicularizando. Eu não acredito o quão egocêntrico seu ‘pedido de desculpas’ é. Você não merece o sucesso (visualizações) que tem. Eu rezo para Deus que você nunca precise passar por nada do que aquele homem passou.”
@LoganPaul You’re an idiot. You’re not raising awareness. You’re mocking. I can’t believe how self-praising your “apology” is. You don’t deserve the success (views) you have. I pray to God you never have to experience anything like that man did.
— Sophie Turner (@SophieT) January 2, 2018
E Aaron disse:
“Como ousa? Você me enoja. Eu não acredito que tantos jovens se inspiram em você. É tão triste. Espero que este último vídeo os faça perceber. Você é puro lixo. Simples assim. Suicídio não é uma piada. Vá apodrecer no inferno.”
Dear @LoganPaul,
How dare you! You disgust me. I can't believe that so many young people look up to you. So sad. Hopefully this latest video woke them up. You are pure trash. Plain and simple. Suicide is not a joke. Go rot in hell.
Ap
— Aaron Paul (@aaronpaul_8) January 2, 2018