Nas últimas semanas, a Índia registrou aumento expressivo no número de mortes e infecções por Covid-19. Nesta segunda (26) o país bateu novo recorde mundial de casos pelo 5º dia seguido.
Segundo o jornal The Indian Express, o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19, como a hidroxicloroquina e azitromicina, estão sendo administrados em pessoas com a doença por todo o país desde o ano passado.
O governo indiano chegou a recomendar a hidroxicloroquina como forma de prevenção para profissionais de saúde e casos assintomáticos em março de 2020. As recomendações mudaram conforme novos estudos sugeriram a ineficácia do medicamento no tratamento da doença.
“Não há evidências conclusivas de que esses medicamentos (hidroxicloroquina e azitromicina) tenham algum benefício e o protocolo de tratamento estabelecido na Índia por especialistas deve ser seguido”, disse o diretor da AIIMS (Institutos de Ciências Médicas da Índia), Randeep Guleria.
“O tratamento de suporte para infecção leve por Covid-19 é paracetamol, hidratação e cuidados regulares”, continuou.
Ao jornal, Guleria confirmou que médicos ainda prescrevem o medicamento para pacientes com Covid-19.
“Não há evidências conclusivas de que esses medicamentos tenham algum benefício, no entanto, algumas pessoas usam a hidroxicloroquina, pois pode ter algum benefício e não causam danos. O mesmo se aplica à azitromicina, que não é usada como antibiótico, mas como imunomodulador. Ambas as drogas são usadas em algumas áreas”, completou.
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”][/arm_restrict_content] [arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
A Microsoft tem uma ferramenta que contabiliza em tempo real o número de casos confirmados, recuperados e fatais de Covid-19. Acompanhe aqui.