Além de endereços de e-mail, foram expostos nomes, os seis primeiros e quatro últimos dígitos de números de cartão de crédito, junto com sua data de validade, histórico de compras e senhas criptografadas.
Segundo plataforma de educação, é possível que dados como CPF, histórico acadêmico e telefone, também tenham vazado.
Atualização – 30/04/2021
A empresa entrou em contato a W Rádio Brasil se posicionando sobre o ocorrido:
Em virtude de matéria publicada em 28 de abril de 2021, sobre o ataque hacker do qual o Descomplica foi vítima em março deste ano, a empresa informa que as senhas foram vazadas em formato criptografado. Dessa forma, os alunos não serão lesados, pois isso não revela o seu código de acesso. Para tanto, seria necessário descriptografar as senhas – ou seja, decodificar a chave que as protegem. A companhia reforça a sua recomendação para que usuários da plataforma alterem suas senhas periodicamente.
Também informa que foram identificados alguns dígitos dos números de cartão de crédito que foram afetados, mas ressalta que isso não é suficiente para o uso indevido do mesmo, já que não contém a sequência completa de dígitos do cartão, nem seus dados de CVV (código de segurança), exigidos para transações.
A companhia reitera que conta com toda a sua equipe trabalhando para resolver o inconveniente e informa que está fazendo todo o possível para que a plataforma se normalize rapidamente. O Descomplica já acionou as autoridades responsáveis e conta com elas para que todas as medidas cabíveis de punição aos detratores sejam tomadas.
Cordialmente,
Equipe Descomplica.
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”][/arm_restrict_content] [arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Veja também:
- Descoberta inesperada revela como os tRNAs decidem o destino do mRNAToda célula precisa produzir proteínas para funcionar, e o processo de fabricação de proteínas começa com uma molécula chamada mRNA (RNA mensageiro).
- Colesterol alto na juventude pode afetar as artérias pelo resto da vida, revela estudoMuitas pessoas pensam que os problemas de colesterol só aparecem na vida adulta; no entanto, pesquisas recentes indicam que os riscos associados ao colesterol alto podem começar bem mais cedo e durar a vida toda.
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]