O dia do beijo é uma data para celebrar o amor e a paixão, mas também para se cuidar e evitar doenças que podem ser transmitidas pela saliva.
Você sabia que existem pelo menos cinco doenças que podem ser passadas pelo beijo na boca? Confira quais são elas e como se prevenir.
- Mononucleose: também conhecida como doença do beijo, é causada pelo vírus Epstein-Barr e pode provocar febre, dor no corpo, caroços no pescoço e amigdalite. Não há tratamento específico, apenas medidas para aliviar os sintomas. A prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas pelo vírus.
- Herpes simples: é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex tipo 1, que provoca bolhas e feridas nos lábios e na boca. O tratamento é feito com antivirais e pomadas. A prevenção é evitar o beijo quando há lesões ativas na boca ou na pele.
- HPV: é uma infecção causada pelo papilomavírus humano, que pode provocar verrugas na boca, na garganta e nos órgãos genitais. O tratamento é feito com medicamentos ou cirurgia para remover as verrugas. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e vacinar-se contra o HPV.
- Sífilis: é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode provocar feridas na boca, na língua e nos lábios. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e fazer o teste para sífilis regularmente.
- Gonorreia: é uma infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode provocar secreção e dor na garganta. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e fazer o teste para gonorreia regularmente.
Portanto, no dia do beijo, lembre-se de se proteger e de cuidar da sua saúde e da saúde do seu parceiro ou parceira. Beijar faz bem, mas com responsabilidade!
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!