O TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) é uma doença que afeta não só os adultos, mas também as crianças.
Ele se caracteriza por pensamentos obsessivos que causam ansiedade e medo, e que são aliviados por comportamentos compulsivos e repetitivos. Esses pensamentos e comportamentos podem interferir na rotina, no aprendizado e na qualidade de vida das crianças.
Mas como saber se uma criança tem TOC? Quais são os sinais que os pais e os professores devem observar? E o que fazer para ajudar uma criança com TOC?
Os sintomas do TOC infantil podem variar de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança. Algumas obsessões comuns são: medo de contaminação, medo de acidentes ou de perder pessoas próximas, necessidade de perfeição ou simetria, pensamentos religiosos ou agressivos. As compulsões são ações que a criança faz para tentar neutralizar essas obsessões, como: lavar as mãos, verificar portas ou janelas, repetir palavras ou orações, arrumar objetos, contar ou tocar em coisas.
Para diagnosticar o TOC, é preciso que as obsessões e/ou as compulsões causem sofrimento ou incômodo à criança ou aos seus familiares, que consumam tempo (pelo menos uma hora por dia) e que limitem as atividades da criança. O diagnóstico é clínico, ou seja, feito por um médico ou psicólogo especializado, sem a necessidade de exames laboratoriais ou radiológicos.
O tratamento do TOC infantil pode envolver terapia e medicamentos. A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens mais indicadas, pois ajuda a criança a reconhecer e modificar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais. Os medicamentos antidepressivos podem ser prescritos em alguns casos, sempre com orientação médica. O apoio da família e da escola também é fundamental para o sucesso do tratamento.
O TOC infantil é uma condição séria, mas que tem solução. Quanto mais cedo for identificado e tratado, maiores são as chances de recuperação e de prevenção de complicações futuras. Se você suspeita que seu filho ou aluno possa ter TOC, procure ajuda profissional.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!