O vídeo mostra imagens impressionantes de uma estrela devorando um planeta do tamanho de Júpiter, em um evento raro captado pela primeira vez por astrônomos. Os cientistas explicam que estrelas gigantes como o sol, ao envelhecer, vão inchando, explodem e acabam engolindo o planeta que se movimenta em torno do astro. A Nasa divulgou imagens da última quarta-feira (3) dos astronautas fazendo reparos na Estação Espacial Internacional, com a terra ao fundo. Os pesquisadores acreditam que esse será o destino do planeta terra. Mas deve demorar um pouco: por volta de cinco bilhões de anos.
O fenômeno ocorreu na constelação de Aquila, a cerca de 12 mil anos-luz de distância da Terra. Os astrônomos detectaram um surto de luz branca e quente, seguido por um sinal mais frio e duradouro, que interpretaram como sendo o resultado da fusão entre a estrela e o planeta. O estudo foi publicado na revista Nature.
Esse é um exemplo de como as estrelas podem alterar os sistemas planetários ao seu redor. Segundo os cientistas, a Terra também enfrentará um destino semelhante quando o sol se tornar uma gigante vermelha e absorver Mercúrio, Vênus e possivelmente a Terra. No entanto, isso só deve acontecer em cerca de cinco bilhões de anos.