Você já se sentiu sobrecarregado, ansioso ou viciado em seu trabalho digital? Se sim, você não está sozinho.
Um novo estudo revelou que os funcionários que são mais atentos no ambiente de trabalho digital estão melhor protegidos contra esses efeitos negativos.
O estudo foi conduzido por pesquisadores das Escolas de Psicologia e Medicina da Universidade de Nottingham, e foi publicado na revista PLOS ONE. Eles analisaram os dados de uma pesquisa com 142 funcionários sobre suas experiências do lado sombrio do ambiente de trabalho digital, que foram identificados como: estresse, sobrecarga, ansiedade, medo de perder algo e vício, e como isso afetava sua saúde.
Os resultados mostraram que os funcionários que eram mais confiantes digitalmente eram menos propensos a experimentar ansiedade no ambiente de trabalho digital, enquanto aqueles com maior atenção plena estavam melhor protegidos contra todos os efeitos do lado sombrio.
A atenção plena é definida como um estado de consciência que envolve prestar atenção no momento presente de forma intencional e não julgadora. Os dados de 14 entrevistas também indicaram formas de como a atenção plena digital pode ajudar a proteger o bem-estar, como reduzir as emoções negativas, aumentar as emoções positivas, melhorar a auto-regulação e aprimorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Os pesquisadores afirmam que as organizações precisam considerar como gerenciar os riscos do ambiente de trabalho digital, juntamente com outros riscos psicossociais e físicos no local de trabalho. Eles sugerem que ajudar os funcionários a desenvolver a consciência atenta ao trabalhar digitalmente pode realmente ajudar o bem-estar geral.
O estudo foi financiado pelo ESRC-MGS (Conselho de Pesquisa Econômica e Social – Escola de Pós-Graduação de Midlands).
O ambiente de trabalho digital se refere ao uso de tecnologias digitais, como e-mail, mensagens instantâneas e dispositivos móveis, para realizar tarefas de trabalho. Essas tecnologias podem contribuir para as percepções de estresse pelos funcionários e podem exigir que eles se adaptem a um ambiente de trabalho digital em constante evolução, o que pode levar à exaustão e à saúde precária.
Fonte: Link.