A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou uma nova chamada de propostas para o Programa de Tecnologias Quânticas QuTIa.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologias quânticas para impulsionar a liderança científica e tecnológica de São Paulo e do Brasil em várias áreas do conhecimento.
As tecnologias quânticas, que incluem detecção, comunicação e computação, têm potencial para transformar uma variedade de setores, desde a saúde e agricultura até a segurança cibernética.
O Brasil possui cerca de 120 pesquisadores atuando em algum ramo das ciências quânticas, com grupos estabelecidos e produção científica relevante em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No entanto, a maioria dos membros das equipes é de físicos, o que ressalta a necessidade de atrair profissionais de outras áreas.
Com esta chamada de propostas, a FAPESP pretende trazer pesquisadores que estão no início de suas carreiras e se destacam em seus campos específicos de conhecimento.
O programa selecionará cinco propostas de jovens pesquisadores que tenham tido uma experiência recente de pelo menos dois anos no exterior ou ainda estejam radicados lá fora. Os escolhidos terão de se instalar em um centro de pesquisa em São Paulo e contarão com cinco anos de financiamento no valor de até US$ 1 milhão.
Para mais informações acesse o site oficial do programa neste link.