Austrália se tornará o primeiro país do mundo a forçar o WhatsApp e outros aplicativos a instalar spyware para permitir que agências de segurança leiam as mensagens de cidadãos.
Em breve, o governo da Austrália estará espionando as mensagens de cidadãos divido a novas leis de segurança nacional que lidam com protocolos de comunicação em apoio ao Parlamento australiano, informa Daily Mail.
Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, são protegidos com criptografia, o que significa que terceiros não podem ler ou ouvir o conteúdo, mas isso será mudado.
Atualmente os poderes de espionagem estão limitados apenas a “ofensas graves”, como a prevenção do terrorismo e o combate ao crime organizado na Austrália. Mas de acordo com as últimas notícias, as empresas serão obrigadas a construir uma nova função para ajudar a polícia a acessar os dados de suspeitos.
Eles podem ser solicitados a instalar software ou um serviço de modificação no dispositivo dos suspeitos e fornecer informações técnicas, como os protocolos de comunicação. Ademais, o suspeito nem saberia que está sendo espionado, porque a empresa não pode contar isso a ninguém.
Na terça-feira (4), o Partido Trabalhista Australiano (PTA) e o governo chegaram a um acordo sobre partes importantes do projeto de lei, depois que o PTA solicitou aprovação.
“As mudanças incluem limitar aplicação dos poderes neste projeto de lei a apenas ofensas graves”, disse o procurador-geral da Austrália, Mark Dreyfus.