Um novo golpe praticado através do WhatsApp está fazendo um estrago gigantesco e pegou até famosos e influenciadores digitais. Prometendo dar R$ 70 em crédito de recargas para celular, o golpe já fez mais de 20 mil vítimas em menos de 24 horas.
Segundo informa a empresa de cibersegurança PSafe, ele funciona assim:
A vítima recebe uma mensagem em seu WhatsApp vinda de um de seus contatos. Na mensagem há um link malicioso que, ao clicar nele, a vítima é levada a um site cheio de depoimentos falsos. Entre os depoimentos vemos algo como “Consegui de primeira e já fiz várias vezes” e “Nunca mais compro crédito, agora só convidando amigos”.
Ao clicarem no link, as vítimas são incentivadas a compartilharem a mensagem com um determinado número de amigos. Durante o processo uma barra de progresso vai enchendo mostrando quanto falta para receber os créditos grátis.
Depois de completar o golpe, a vítima recebe uma mensagem de que o recebeu os R$70, mas na realidade é tudo mentira. Além de perder tempo, correr riscos quanto a segurança do aparelho e de ter seus dados roubados, quem cai nesse golpe acaba contribuindo para dissemina-lo ainda mais.
Veja Mais:
– Presidente do Facebook reconhece que plataforma precisa ser regulada
– Camiseta Star Wars da Chico Rei com estampa que brilha no escuro!
Antes de clicar em qualquer link que chega por e-mail, WhatsApp ou Facebook, é altamente recomendado que você verifique se é seguro ou algum tipo de golpe. Existe uma ferramenta capaz de PSafe que te informa se o linke é seguro ou não. Para acessar, basta clicar aqui.