Rádio ao vivo
Últimas

Agrotóxicos proibidos na Europa são vendidos livremente no Brasil por multinacionais do setor químico

por

em

Você sabia que muitos dos agrotóxicos que são usados nas plantações brasileiras são proibidos na Europa?

Pois é, isso é o que revela uma reportagem da Agência Pública, que investigou as empresas que mais vendem no Brasil produtos que não podem ser comercializados no continente europeu por causa dos seus riscos à saúde e ao meio ambiente.

A reportagem mostra que as principais empresas beneficiadas por essa situação são a Syngenta, a UPL e a Basf, que têm autorização para vender no Brasil centenas de produtos que contêm substâncias banidas ou desregulamentadas na União Europeia. Essas empresas têm um forte lobby junto ao governo brasileiro e aos órgãos reguladores, buscando acelerar o registro e a liberação de seus produtos no país.

Além disso, a reportagem também denuncia que algumas dessas empresas foram acusadas de burlar fiscalizações, usar substâncias poluentes e influenciar a escolha de membros para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), responsável pela aprovação de organismos geneticamente modificados no Brasil.

A reportagem é um exemplo do trabalho investigativo da Agência Pública, que expõe crimes e abusos de poder que afetam a sociedade brasileira. Por isso, a Agência Pública pede o apoio dos leitores para continuar realizando esse tipo de jornalismo independente e de qualidade.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais detalhes sobre as empresas que mais vendem no Brasil agrotóxicos proibidos na Europa, você pode acessar o artigo completo no site da Agência Pública . Lá você vai encontrar também outras reportagens sobre temas relevantes para o país, como direitos humanos, meio ambiente, política e economia.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: