Os casos de contaminação em humanos são raros e difíceis de diagnosticar.
A ameba comedora de cérebro é um protozoário chamado Naegleria fowleri que pode entrar pelo nariz e atacar o cérebro humano. Ela pode ser encontrada em água doce e quente, como rios e lagos.
Os sintomas de infecção por Naegleria fowleri podem começar de dois a 15 dias após a exposição à ameba. Eles podem incluir:
- Febre e dor de cabeça
- Rigidez no pescoço
- Perda de apetite
- Alteração no estado mental
- Vômito
- Convulsões e coma
As chances de contrair a ameba comedora de cérebros no Brasil são muito baixas. Segundo a Revista Galileu, não há registros recentes de contaminação por Naegleria fowleri no país. O R7 Saúde afirma que existem diversos tipos de ameba de vida livre no Brasil, inclusive a Naegleria fowleri, mas a comunidade científica não registra casos de infecção em humanos. O Hypeness também diz que não existem casos de morte por seres humanos causada pelo protozoário no Brasil.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]