Você sabia que receber cuidados em casa pode ser melhor para a sua saúde do que ir ao hospital ou à clínica?
É o que mostra uma pesquisa realizada por pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Informação e Comunicação em Saúde (Nippis) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase).
O estudo avaliou a efetividade da Atenção Domiciliar (AD) para pacientes em reabilitação intensiva, comparando com outras modalidades de cuidado, como a internação hospitalar, a internação domiciliar e a reabilitação ambulatorial. A AD consiste em oferecer serviços de saúde no domicílio do paciente, por meio de uma equipe multidisciplinar, que pode incluir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
A pesquisa mostrou que a AD é menos custosa, mais aceita pelos usuários e oferece vantagens para a reabilitação de diversos agravos, como cardiovasculares, ortopédicos, respiratórios e neurológicos. Segundo as autoras, a AD reduz o risco de infecções hospitalares, favorece o vínculo familiar e social, melhora a qualidade de vida e a funcionalidade dos pacientes.
Além disso, o estudo também sugeriu estratégias para implementar a AD no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como a disponibilização de equipe multidisciplinar, o uso da telerreabilitação (que utiliza tecnologias de informação e comunicação para monitorar e orientar os pacientes à distância) e a associação de diferentes serviços de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
A pesquisa foi publicada na revista Cadernos de Saúde Pública e faz parte do projeto “Avaliação da efetividade da atenção domiciliar na reabilitação intensiva: estudo multicêntrico”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!