Um boletim da Fiocruz divulgado na quinta-feira (17/8) alerta para o aumento de casos e internações de crianças de 2 a 14 anos com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em alguns estados e capitais do Brasil.
A possível causa desse aumento é o rinovírus, um tipo de vírus que causa resfriados comuns e outras infecções respiratórias.
O boletim também mostra que a situação da Covid-19 no país permanece estável ou em queda, mas é importante continuar com a vacinação e o monitoramento das variantes do coronavírus. Foi detectado um caso da variante EG.5 em São Paulo, que ainda não se sabe se é mais transmissível ou perigosa.
Além do rinovírus e do coronavírus, outros vírus respiratórios também estão circulando no país, como o influenza A, o influenza B e o vírus sincicial respiratório (VSR). Esses vírus podem causar desde sintomas leves até quadros graves que exigem internação e podem levar à morte.
Por isso, os especialistas recomendam que as pessoas mantenham as medidas de prevenção, como usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Também é importante procurar atendimento médico se apresentar sintomas respiratórios e seguir o calendário de vacinação contra a Covid-19 e a gripe.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!