Um estudo recente revelou que pessoas que moram em locais com intensa poluição sonora de aviões são propensos ao sobrepeso, o que pode resultar em complicações de saúde, incluindo derrames e hipertensão.
O barulho dos aviões é mais perturbador para as pessoas do que o barulho de carros ou trens. E cada vez mais, os pesquisadores estão descobrindo que esse barulho pode afetar nossa saúde. Por exemplo, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Boston e da Universidade Estadual do Oregon descobriu que o barulho dos aviões pode aumentar o risco de doenças do coração e do metabolismo, como ataques cardíacos, derrames, diabetes e pressão alta.
Neste estudo, os pesquisadores descobriram que pessoas que vivem em áreas onde o barulho dos aviões é de 45 decibéis ou mais tendem a ter um peso maior. Para se ter uma ideia, 30 decibéis é o som de um sussurro, 40 decibéis é o som de uma biblioteca e 50 decibéis é o som de uma conversa normal em casa.
Este estudo é o primeiro a mostrar essa ligação entre o barulho dos aviões e o excesso de peso nos Estados Unidos. Estudos anteriores foram feitos na Europa e os resultados foram variados.
Os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar uma ligação forte entre o barulho dos aviões e o excesso de peso entre as mulheres em todo os EUA. Eles acreditam que isso mostra como o ambiente em que vivemos pode afetar nossa saúde.
Os pesquisadores também descobriram que as pessoas que vivem na Costa Oeste dos EUA e em áreas áridas tinham uma ligação mais forte entre o barulho dos aviões e o excesso de peso. Eles acreditam que isso pode ser devido a diferenças no clima e no tipo de casas nessas áreas.
Os pesquisadores acreditam que mais estudos são necessários para entender melhor essa ligação entre o barulho dos aviões e o excesso de peso. Eles também querem estudar como o barulho do transporte afeta outras populações, já que estudos anteriores sugerem que as populações negras, hispânicas e de baixa renda estão mais expostas ao barulho dos aviões.
Fonte: Link.