Você sabia que existe um relatório que mede a felicidade dos países? É o World Happiness Report, uma publicação da Organização das Nações Unidas (ONU) que usa dados de pesquisas em mais de 150 países para estimar o nível de satisfação das pessoas com suas vidas.
O relatório leva em conta vários fatores, como o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a expectativa de vida saudável, o apoio social, a generosidade, a liberdade para fazer escolhas e a percepção da corrupção.
Em 2022, o relatório também avaliou o impacto da pandemia de Covid-19 na felicidade das pessoas e mostrou que houve um aumento global da benevolência e da confiança nas instituições públicas.
E qual foi o país mais feliz do mundo em 2022? Pelo quinto ano consecutivo, foi a Finlândia , uma nação nórdica que se destaca pela alta qualidade de vida, pela igualdade social e pela baixa corrupção. A Finlândia obteve 7,8 pontos em uma escala de zero a dez. Em seguida vieram Dinamarca , Islândia , Suíça e Holanda .
E o Brasil? Infelizmente, o nosso país caiu três posições em relação ao ano anterior e ficou em 38º lugar , com 6 pontos. O Brasil ficou atrás de outros países latino-americanos como Costa Rica (16º), Uruguai (24º), Guatemala (25º) e México (28º).
O que podemos fazer para melhorar a nossa felicidade? Segundo os autores do relatório, algumas dicas são: cuidar da saúde física e mental; manter boas relações com familiares, amigos e vizinhos; praticar atos de bondade e solidariedade; valorizar as pequenas coisas da vida; e buscar um propósito maior do que apenas ganhar dinheiro.
E você, o que te faz feliz? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]