A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.
Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, ou ser consequência de outras doenças respiratórias que não foram tratadas adequadamente, como gripe, COVID-19 ou leishmaniose visceral.
Os sintomas da broncopneumonia podem incluir febre alta, falta de ar, tosse com catarro, lábios e dedos azulados, cansaço e fraqueza. O diagnóstico é feito por meio de exames como raio X do tórax, exames de sangue, tomografia computadorizada ou broncoscopia.
O tratamento da broncopneumonia depende da causa da inflamação e pode envolver o uso de antibióticos, anti-inflamatórios, nebulização e fisioterapia respiratória. Em casos mais graves, pode ser necessária a internação hospitalar e o uso de aparelhos respiratórios.
A broncopneumonia tem cura, mas é preciso seguir as orientações médicas e ficar em repouso durante a recuperação. Além disso, é importante prevenir a doença evitando o contato com pessoas doentes, lavando as mãos com frequência, mantendo a vacinação em dia e não fumando.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
