Você já ouviu falar que o café em pó que você compra no supermercado tem sangue de boi na composição?
Essa é uma das fake news que circulam nas redes sociais há algum tempo, mas que não tem nenhuma prova ou evidência científica.
A origem dessa mentira é um vídeo que mostra um suposto motorista de caminhão dizendo que viu carretas-tanque descarregando sangue de boi em uma fábrica de café no Espírito Santo. O homem afirma que o sangue é torrado e moído junto com o café para dar peso e volume às embalagens.
No entanto, essa história não faz sentido por vários motivos. Primeiro, porque o sangue de boi é um produto de origem animal que não pode ser usado na fabricação do café em pó, segundo a legislação sanitária brasileira. Segundo, porque o sangue de boi tem um cheiro e um sabor muito fortes e característicos, que seriam facilmente percebidos pelos consumidores. Terceiro, porque o sangue de boi é um produto perecível que se deteriora rapidamente, o que comprometeria a qualidade e a validade do café em pó.
A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) já desmentiu essa fake news em 2020 e reforçou o seu compromisso com a qualidade do café nacional. A ABIC certifica os produtos que atendem aos padrões mínimos de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, a ABIC monitora constantemente as amostras de café em pó do mercado e não detectou nenhuma com vestígios de sangue.
Portanto, não caia nessa fake news e confie no café em pó brasileiro, que é um dos melhores do mundo. O café é uma bebida saudável, saborosa e energética, que não precisa de nenhum aditivo para ser apreciada.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.