Um dado preocupante coloca em alerta mulheres de todas as idades, mas principalmente as mais jovens. Um novo estudo mostra que a maioria dos casos de câncer de mama em mulheres jovens, não é hereditária e pode ser causada por mutações nas células.
A pesquisa também alertou que somente em 2018 devem surgir quase 60 mil novos casos câncer de mama em mulheres no Brasil. Um número extremamente alto e preocupante, principalmente pela idade em que esses casos estão ocorrendo.
A pesquisa feita pelo Instituto do Coração de São Paulo, destacou dois fatores para o câncer de mama em mulheres jovens, entre 20 e 35 anos:
1 – O hereditário, quando a pessoa herda uma alteração genética dos pais.
2 – Mudações somáticas, que são as transformações das células ao longo da vida.
O que mais chama atenção nos dados da pesquisa, é que nesse grupo de mulheres, a principal causa não está ligada à hereditariedade, mas sim às alterações genéticas das células.
Outro dado da pesquisa foi a descoberta que a deformidade do sistema de defesa do DNA, não consegue combater essas mutações celulares que podem se transformar em tumores.
Segundo a Dra. Maria Aparecida Folgueira, dois pontos importantes merecem destaque.
“Primeiro é que a gente não espera que a pessoa jovem tenha câncer, e segundo é que às vezes o câncer em indivíduos jovens pode ter um comportamento um pouco mais agressivo”, disse ela.
O tratamento para o câncer de mama pode ser bem sucedido, conseguindo a cura total. Mas desde que seja iniciado o quanto antes. Por isso é extremamente importante realizar exames periodicamente. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura.