O câncer de reto é um tipo de tumor maligno que se desenvolve na parte final do intestino grosso, que se liga ao ânus.
Ele pode ter origem em fatores genéticos, familiares, alimentares ou ambientais.
Os sintomas mais comuns são sangue nas fezes, alteração no hábito intestinal, dor abdominal, perda de peso e sensação de obstrução.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e pode ser feito por meio de exames como a colonoscopia, que permite identificar e remover os pólipos, que são lesões benignas que podem se transformar em câncer.
O tratamento depende do estágio da doença e pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!