Pacientes com sangramento gastrointestinal (GI) têm 18 vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer do trato gastrointestinal, e aqueles com sangramento genitourinário (GU) são 80 vezes mais prováveis de serem diagnosticados com câncer de GU, do que pacientes sem GI interno ou GU, respectivamente.
Os resultados do estudo foram apresentados hoje (27) no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Munique, na Alemanha. O ensaio clínico, denominado “Desfechos Cardiovasculares para Pessoas que Usam Estratégias de Anticoagulação” ou COMPASS, é conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Saúde da População (PHRI).
O estudo COMPASS envolve mais de 27.000 pacientes com doença arterial coronariana ou periférica em 33 países.
Anteriormente, o COMPASS descobriu que a combinação de rivaroxaban com aspirina reduz a morte cardiovascular, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco em 24% em comparação com a aspirina sozinha. O aumento do sangramento foi um efeito colateral indesejado da combinação de rivaroxabana e aspirina, embora não tenha havido aumento significativo no sangramento fatal ou crítico de órgãos.
As novas análises demonstram que os pacientes que desenvolveram sangramento tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com câncer, particularmente quando o sangramento ocorreu no trato gastrointestinal ou gastrointestinal. Um em cada 5 de todos os novos diagnósticos de câncer durante o estudo foram em pacientes que tiveram sangramento.
“Esta percepção surpreendente deve estimular uma busca por cânceres ocultos em pacientes com doença cardiovascular que desenvolvem hemorragia”, disse John Eikelboom, professor associado de medicina na Escola de Medicina McGaster de Michael G. DeGroote.
Stuart Connolly, principal pesquisador do COMPASS, acrescentou: “O sangramento tornou-se um foco-chave na prevenção de doenças cardiovasculares. A maioria de nossos esforços tem se concentrado em descobrir maneiras melhores de prevenir e tratar sangramentos, mas se o sangramento nos permite diagnosticar câncer antes, pode levar a um benefício inesperado”.