O primeiro centro de saúde pública no estado de São Paulo a fornecer terapias gratuitas à base de plantas medicinais, incluindo cannabis, foi inaugurado em São Vicente.
A lei, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em 31 de janeiro de 2023, autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol (CBD) na rede pública de saúde do estado. Os medicamentos deverão ter o registro prévio na Anvisa e serão distribuídos a pacientes com laudo e prescrição médica, além de um atestado comprovando que essas pessoas não têm condições de comprar a medicação. A Secretaria de Estado da Saúde será responsável por implementar as diretrizes da lei.
O CBD é uma substância extraída da planta cannabis, que não possui efeitos psicoativos e é usada em tratamentos para pessoas com autismo, alzheimer, parkinson e epilepsia, além de doenças e síndromes raras. O custo médio do remédio é de R$ 1.500.
O centro de saúde pública de São Vicente é o primeiro a oferecer terapias gratuitas à base de plantas medicinais, incluindo cannabis, no estado. O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento e que não podem arcar com os custos.
O centro conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos, que avaliam cada caso e prescrevem as terapias mais adequadas. Além da cannabis, o centro também oferece outras plantas medicinais, como camomila, erva-cidreira e hortelã.
O centro de saúde pública de São Vicente segue o exemplo do CEC – Centro de Excelência Canabinóide – localizado na cidade de São Paulo, que é o primeiro centro focado em cannabis medicinal do Brasil. O CEC atua na área educacional, com cursos e palestras sobre o tema, e também na área clínica, com uma equipe de médicos especialistas e certificados em medicina canabinóide.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
