A raiva humana é uma doença grave e fatal, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central. A transmissão ocorre principalmente por mordedura de animais infectados, como cães, gatos, morcegos e outros mamíferos. A doença pode causar sintomas como febre, agitação, parestesia, disfagia, paralisia e coma.
Um homem de 38 anos está internado em estado grave no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, com suspeita de raiva humana. Ele é criador de gado e mora na zona rural de Malacacheta, no leste de Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), ele apresentou sintomas como febre, dor de cabeça, salivação excessiva, dificuldade para engolir e espasmos musculares.
A suspeita é que ele tenha sido mordido por um morcego hematófago, que se alimenta de sangue e pode transmitir a doença. A SES-MG informou que está investigando o caso e que já enviou equipes para a região para fazer o controle dos morcegos e a vacinação dos animais.
Para evitar a doença, é importante evitar o contato com animais silvestres ou domésticos desconhecidos ou doentes, manter os animais domésticos vacinados contra a raiva e procurar atendimento médico imediato em caso de mordedura ou arranhadura.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Estudo revela como o envelhecimento pode tornar o sistema imunológico menos eficiente contra tumoresUm novo estudo mostrou que níveis altos de uma substância chamada ácido metilmalônico podem enfraquecer células do sistema imunológico chamadas células T CD8+, que são importantes na luta contra o câncer de pulmão.
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.