Com focos de filariose considerados extintos desde 1976, a cidade de São Luís, capital do Maranhão, pode estar vivendo o aumento dos casos ainda despercebido por agentes de saúde e pela população.
A doença infecciosa crônica, conhecida como elefantíase, pode provocar inflamação e acúmulo de líquido em várias partes do corpo, principalmente pernas, braços e testículos, ocasionando em alguns casos quadros irreversíveis.
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Gosta do nosso conteúdo?