O câncer de mama é um dos tipos mais comuns e letais de câncer entre as mulheres. Mas uma nova pesquisa da Fiocruz Minas pode trazer esperança para o tratamento dessa doença.
Os pesquisadores conseguiram reprogramar células do sistema imunológico para atacar e impedir o crescimento de tumores malignos de mama em camundongos. O estudo foi publicado no International Journal of Pharmaceutics e mostra que essa abordagem pode ser uma alternativa promissora à quimioterapia e à radioterapia, que têm muitos efeitos colaterais.
Para reprogramar as células, os pesquisadores usaram nanopartículas carregadas com uma molécula chamada interferon gama, que estimula a resposta imune contra o câncer. As nanopartículas foram injetadas nos tumores dos camundongos e liberaram o interferon gama gradualmente, ativando as células do sistema imunológico que estavam no local. Essas células, chamadas de macrófagos, passaram a reconhecer e eliminar as células cancerígenas, reduzindo o tamanho dos tumores em até 80%.
Os pesquisadores acreditam que essa técnica pode ser aplicada a outros tipos de câncer, além de ser mais segura e eficaz do que os tratamentos convencionais. Eles pretendem realizar mais testes pré-clínicos e clínicos para comprovar a eficácia e a segurança dessa abordagem.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.