O fisiculturista brasileiro Christian Franco Figueiredo, de 29 anos, morreu na segunda-feira (16) em São Paulo, após complicações em uma cirurgia no Hospital das Clínicas.
A notícia foi confirmada pela esposa dele, Viviane Torres, através das redes sociais.
Christian, conhecido como Chris, era um dos principais nomes do fisiculturismo nacional e havia conquistado o seu pro card (cartão profissional) em julho deste ano, ao vencer o Musclecontest Brazil 2023. O pro card garante aos fisiculturistas o direito de competir na liga profissional, a IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness).
Segundo amigos do atleta, Christian foi submetido a uma cirurgia “simples”, mas teve “complicações” que agravaram o seu quadro de saúde e provocaram um ataque cardíaco. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O velório aconteceu na terça-feira (17) no Cemitério Valle Dos Reis, em Taboão da Serra (SP), e contou com a presença de familiares, amigos e fãs do fisiculturista. O sepultamento ocorreu às 14h30, no mesmo local.
Nas redes sociais, Viviane Torres prestou uma homenagem ao marido, com quem trabalhava junto e mantinha um relacionamento de 11 anos. Ela disse que ele era “um marido, filho, irmão, atleta e amigo que deixou um legado incrível” e que ele a ensinou “o verdadeiro significado do casamento, da parceria, do amor”.
O fisiculturismo é uma modalidade esportiva que visa desenvolver a musculatura do corpo através de exercícios físicos e alimentação adequada. Os atletas são avaliados por critérios como simetria, proporção, definição e volume muscular.
O Brasil é um dos países que mais se destacam no cenário mundial do fisiculturismo, tendo revelado nomes como Rafael Brandão, Eduardo Corrêa e Renato Cariani. O maior evento da modalidade é o Mr. Olympia, que reúne os melhores fisiculturistas do mundo.