O uso combinado de inibidores do co-transportador de sódio glicose 2 (SGLT2) e agonistas do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP1-RA) oferece proteção adicional contra doenças cardíacas e renais em pacientes com diabetes.
Os SGLT2 e GLP1-RA são classes de medicamentos que reduzem a glicose no sangue e melhoram os resultados cardiovasculares.
Estudos demonstraram que o uso desses medicamentos em conjunto melhora o controle da glicose no sangue e seus efeitos combinados na doença cardíaca e na insuficiência renal.
Pesquisadores reuniram dados de 12 ensaios controlados por placebo em grande escala de SGLT2 envolvendo 73.238 pacientes com diabetes, dos quais 3.065 já estavam recebendo GLP1-RA, mostrando que os benefícios dos SGLT2 foram observados independentemente do uso de GLP1-RA.
Os SGLT2 reduziram o risco de eventos cardiovasculares adversos e a hospitalização por insuficiência cardíaca, bem como o risco de progressão da doença renal crônica, quando adicionados aos GLP1-RA, sem identificar novas preocupações com a segurança.
Essas descobertas destacam a importância da combinação dessas classes de medicamentos para melhorar o controle da glicose no sangue e os resultados cardiovasculares, sem identificar riscos à saúde.
Fonte: Link.