Rádio ao vivo
Últimas

Como a Covid-19 aumentou as mortes maternas por causas evitáveis no Brasil

por

em

Brasil pode falhar na meta de redução de emissões, diz Ministério da Saúde.

Após um aumento recorde nas mortes maternas por Covid-19 em 2020, o Brasil voltou a registrar um alto número de óbitos de gestantes e puérperas por causas evitáveis em 2021. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 1.039 mortes maternas entre janeiro e outubro do ano passado, sendo que 45% delas poderiam ter sido prevenidas com assistência adequada.

Entre as principais causas de morte estão hemorragias, hipertensão, infecções e abortos inseguros. Esses problemas já eram conhecidos antes da pandemia, mas se agravaram com a sobrecarga do sistema de saúde e o medo das mulheres de procurar atendimento.

Para especialistas, é preciso melhorar a qualidade da assistência pré-natal, parto e pós-parto, além de garantir o acesso à contracepção e ao aborto legal. Eles também defendem que as gestantes sejam priorizadas na vacinação contra a Covid-19, já que elas têm maior risco de complicações pela doença.

Apoie o jornalismo independente no Brasil

Veja também:

Ouça a nova edição do Boletim Brasil:

[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: