A poluição do ar é um fator de risco para diversas doenças respiratórias, incluindo a COVID-19.
A pandemia causada pelo novo coronavírus tem afetado de forma desigual diferentes partes do mundo, e alguns estudos sugerem que a exposição à poluição do ar pode estar relacionada com a maior incidência e mortalidade da COVID-19.
Uma revisão publicada na revista Integrated Environmental Assessment and Management que resume o impacto da poluição do ar nas infecções e na gravidade da COVID-19 e discute as possíveis estratégias de gestão e os desafios envolvidos.
A revisão inclui a literatura disponível que investiga a correlação entre a poluição do ar e as infecções e a mortalidade por COVID-19. Os estudos analisados indicam que a exposição à poluição do ar, especialmente às partículas finas (PM2.5) e ao dióxido de nitrogênio (NO2), está positivamente correlacionada com as infecções e a mortalidade por COVID-19. Alguns dados indicam que a poluição do ar pode desempenhar um papel importante na transmissão aérea do SARS-CoV-2. Uma alta porcentagem de casos de COVID-19 foi relatada nas áreas mais poluídas, onde os pacientes precisaram de internação hospitalar. Os dados disponíveis também mostram que tanto a poluição do ar de curto prazo quanto a de longo prazo podem aumentar a gravidade da COVID-19.
No entanto, a maioria dos estudos que mostrou uma ligação entre a poluição do ar e as infecções e a mortalidade por COVID-19 não considerou potenciais fatores de confusão durante a análise da correlação. Portanto, mais estudos específicos precisam ser realizados focando em alguns fatores de confusão adicionais, como idade individual, densidade populacional e comorbidades pré-existentes, para determinar o impacto da poluição do ar nas infecções e mortes por COVID-19.
A revisão conclui que é necessário reduzir os níveis de poluição do ar para proteger a saúde pública e prevenir futuras pandemias respiratórias. Além disso, é preciso melhorar o monitoramento da qualidade do ar e implementar medidas de controle eficazes para mitigar os efeitos adversos da poluição do ar na COVID-19.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Estudo revela como o envelhecimento pode tornar o sistema imunológico menos eficiente contra tumoresUm novo estudo mostrou que níveis altos de uma substância chamada ácido metilmalônico podem enfraquecer células do sistema imunológico chamadas células T CD8+, que são importantes na luta contra o câncer de pulmão.
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.