Um novo estudo da Suécia revelou que algumas crianças podem ter células T de memória que reagem ao coronavírus causador da COVID-19.
Essas células podem ter sido ativadas por infecções anteriores por outros coronavírus que causam resfriados comuns.
Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de crianças de dois e seis anos, antes e depois da pandemia, e encontraram células T que reconhecem o SARS-CoV-2. Eles também descobriram que essas células podem reagir a outro coronavírus chamado OC43, sugerindo uma imunidade cruzada.
Essa imunidade pode explicar por que as crianças são menos afetadas pela COVID-19 do que os adultos. No entanto, os pesquisadores alertam que ainda não se sabe se essas células T são suficientes para proteger as crianças de uma infecção grave ou de variantes do vírus.
O estudo também mostrou que a resposta das células T aos coronavírus diminui com a idade e varia entre os indivíduos. Os autores pretendem investigar como essa resposta se desenvolve desde a infância até a idade adulta e como ela pode ser usada para monitorar e desenvolver vacinas.
Fonte: Karlsson et al., 2021
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Nova ferramenta de inteligência artificial ajuda a identificar mais casos de COVID longa nos registros médicosPesquisadores do sistema de saúde Mass General Brigham, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a identificar casos de COVID longa a partir de registros médicos eletrônicos.
- Estudo revela que frequência cardíaca de cães e donos se ajusta em momentos de interaçãoUm estudo realizado na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, revelou algo emocionante sobre a relação entre cães e seus donos: nossos corações literalmente “batem juntos” quando estamos conectados emocionalmente com nossos cães.
- Novo modelo de inteligência artificial (IA) ajuda a combater crenças em teorias da conspiraçãoA inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta importante na luta contra as teorias da conspiração.
- Por que a psicanálise tem sido cada vez mais criticada por especialistas?A psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é uma teoria que busca entender e tratar o funcionamento da mente humana. Baseada em conceitos como o inconsciente e os desejos reprimidos, a psicanálise já foi vista como uma grande revolução no tratamento de problemas mentais.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]