A gravidez é um evento reprodutivo importante para as mulheres, que pode ter implicações para a saúde ao longo da vida.
Algumas complicações comuns na gravidez, como parto prematuro, distúrbios hipertensivos e diabetes gestacional, estão associadas a um maior risco de mortalidade nas próximas cinco décadas após a gestação.
É o que mostra um estudo recente publicado na revista Circulation, que acompanhou mais de 45 mil mulheres grávidas nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960. Os pesquisadores registraram as complicações na gravidez e seguiram as participantes depois do parto.
Os resultados mostraram que aquelas que tiveram alguma dessas complicações na gravidez tiveram um risco maior de morte por qualquer causa, variando de 7% a 109%, dependendo do tipo e da causa da complicação. Além disso, o estudo encontrou uma relação entre o parto prematuro e o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, diabetes, renais e respiratórias.
O estudo foi liderado pela professora Cuilin Zhang, diretora do Centro Global para a Saúde das Mulheres Asiáticas (GloW) e professora titular do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina Yong Loo Lin da Universidade Nacional de Cingapura (NUS Medicine), em colaboração com pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).
Segundo a professora Zhang, o estudo destaca a importância de promover uma longevidade saudável desde cedo, cuidando da saúde materna durante a gravidez. Ela também ressalta que é preciso mais pesquisas para entender os mecanismos biológicos por trás das associações encontradas e desenvolver intervenções preventivas.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]