A décima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol ocorreu em 1974 na Alemanha Ocidental. Quinze seleções foram qualificadas para participar desta edição, sendo 9 delas europeias (Alemanha Oriental, Iugoslávia, Escócia, Holanda, Suécia, Bulgária, Polônia e Itália), 5 americanas (Chile, Brasil, Uruguai, Argentina e Haiti), 1 africana (Zaire) e 1 oceânica (Austrália).
A Copa de 1974 contou com grandes jogadores, como Grzegorz Lato e Kazimierz Deyna da Polônia, Jairzinho e Rivellino do Brasil, Arie Haan, Willem van Hanegem, Ruud Krol, Rob Rensenbrink, Johnny Rep, Johan Neeskens e Johan Cruijff da Holanda e Sepp Maier, Berti Vogts, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Gerd Müller, Wolfgang Overath e Franz Beckenbauer da Alemanha, sendo Cruijff e Beckenbauer considerados dois dos melhores futebolistas da história do futebol mundial.
VEJA MAIS:
– Mito ou Verdade | Manga com leite realmente mata?
– Copa do Mundo de 1982 ficou marcada pela ‘Tragédia do Sarriá’
A grande revelação desta copa foi a Seleção Holandesa de Futebol, que, sob a batuta de Rinus Michels, voltou à copa após 36 anos de ausência, desde a sua segunda participação, em 1938, na França, utilizando como bases o AFC Ajax, campeão mundial interclubes em 1972, e o Feyenoord, campeão mundial interclubes em 1970. A seleção era conhecida como “Laranja Mecânica” e “Carrossel Holandês”, devido à tática de Michels de alternar os jogadores em suas posições.
Quer ficar por dentro da história da Copa do Mundo? Não perca o Minuto da Copa, de segunda a sábado, na programação da W Rádio Brasil, você fica por dentro da trajetória da competição mais importante do mundo do futebol.
Ouça pelo Site, APP ou no TuneIn.