A Constelação Familiar é uma prática sem fundamento científico, que contraria os valores éticos e técnicos da psicologia e pode comprometer a integridade dos pacientes.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota técnica em que destaca as incompatibilidades entre a prática da Constelação Familiar e a atuação da psicologia. De acordo com o documento, a Constelação Familiar não possui embasamento científico e apresenta riscos à integridade dos pacientes, além de contrariar os princípios éticos e técnicos da psicologia.
O CFP alerta que a prática da Constelação Familiar não pode ser considerada como uma técnica psicológica e que os profissionais da área devem se abster de utilizá-la em sua prática clínica. Além disso, o Conselho enfatiza a importância da formação profissional e da atualização contínua dos conhecimentos pelos psicólogos, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
Por fim, o CFP reitera seu compromisso com a defesa da ética e da qualidade na atuação dos psicólogos, e destaca a importância de a população buscar profissionais habilitados e com formação adequada para receber tratamento psicológico.
Confira a nota técnica.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
- Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horasNova pesquisa mostra que a frutose prepara as células de… Leia mais: Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horas
- Cientistas descobrem que a ansiedade pode vir do sistema imunológico do cérebro — não dos neurôniosNova pesquisa revela que a ansiedade pode ser controlada por células imunológicas do cérebro, mudando a compreensão sobre a origem da ansiedade.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
