A Constelação Familiar é uma prática sem fundamento científico, que contraria os valores éticos e técnicos da psicologia e pode comprometer a integridade dos pacientes.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota técnica em que destaca as incompatibilidades entre a prática da Constelação Familiar e a atuação da psicologia. De acordo com o documento, a Constelação Familiar não possui embasamento científico e apresenta riscos à integridade dos pacientes, além de contrariar os princípios éticos e técnicos da psicologia.
O CFP alerta que a prática da Constelação Familiar não pode ser considerada como uma técnica psicológica e que os profissionais da área devem se abster de utilizá-la em sua prática clínica. Além disso, o Conselho enfatiza a importância da formação profissional e da atualização contínua dos conhecimentos pelos psicólogos, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
Por fim, o CFP reitera seu compromisso com a defesa da ética e da qualidade na atuação dos psicólogos, e destaca a importância de a população buscar profissionais habilitados e com formação adequada para receber tratamento psicológico.
Confira a nota técnica.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]