O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vai editar ainda hoje (17) um decreto determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção a todas pessoas que estejam fora de casa. Crivella disse que a medida é necessária diante do quadro traçado de evolução dos casos da doença nas próximas duas ou três semanas e da falta de leitos de UTI suficientes na rede municipal.
A medida foi propostaa pelo Comitê Científico, que se reuniu hoje (17) para analisar o cenário de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade. De acordo com o prefeito, no início da crise o comitê, observando o cenário internacional, avaliou que havia necessidade de 900 leitos clínicos e de quase 400 de UTI na cidade.
“Por isso, é tão importante a gente também pedir, sobretudo agora que as curvas mostram uma inflexão maior, que todos usem máscaras. A prefeitura já vai adotar como regra do prefeito ao gari. Todos nós vamos usar máscaras, guardas municipais, os funcionários que estão respondendo expediente. Saiu na rua, coloca a sua máscara para evitar o aumento da contaminação e, principalmente, nesses próximos dias. Nos preocupa muito essas duas, três semanas à frente. Nós acreditamos que depois nós tenhamos vencido o pior da nossa crise. O pior terá passado, sobretudo porque já teremos montado nosso hospital de campanha e também o [ Hospital Ronaldo] Gazolla estará funcionando a pleno vapor”, disse o prefeito.