A hipertensão não tratada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), problemas renais e outras condições graves de saúde.
A pressão arterial ideal varia de acordo com a idade, sexo, histórico médico e outros fatores individuais de cada pessoa. No entanto, de maneira geral, as diretrizes médicas recomendam uma pressão arterial de menos de 120/80 mmHg para adultos.
A pressão arterial é medida em duas leituras: a pressão sistólica (o número superior) que representa a pressão nas artérias quando o coração está batendo, e a pressão diastólica (o número inferior) que representa a pressão nas artérias quando o coração está em repouso entre as batidas. Portanto, uma pressão arterial ideal seria de 120/80 mmHg ou menos.
Valores de pressão arterial acima desse limite podem ser considerados pré-hipertensos (pressão arterial elevada), hipertensos leves ou hipertensos moderados, dependendo da gravidade da condição. A hipertensão não tratada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), problemas renais e outras condições graves de saúde. Por isso, é importante monitorar regularmente sua pressão arterial e conversar com um médico se ela estiver elevada.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]