Detox iônico é um tratamento alternativo que promete desintoxicar o corpo através dos pés, usando um aparelho que emite correntes elétricas na água salgada. Segundo os defensores do método, a água muda de cor de acordo com as toxinas eliminadas, como metais pesados, vírus, bactérias e radiações.
No entanto, não há evidências científicas que comprovem os benefícios ou a segurança do detox iônico. Na verdade, a mudança de cor da água é causada pela reação química entre os eletrodos de cobre e de aço e o sal, sem relação com as toxinas do corpo.
O detox iônico pode ser perigoso para pessoas com problemas cardíacos, diabetes, pressão alta, implantes metálicos, feridas nos pés ou alergia ao cobre. Além disso, o aparelho pode estar contaminado com bactérias ou fungos, causando infecções.
A melhor forma de desintoxicar o corpo é através de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes e água. Alguns alimentos que podem ajudar nesse processo são o alho, o limão, o gengibre e a salsinha. Eles possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas, que favorecem a eliminação de toxinas pelos rins e pelo fígado.
Portanto, antes de se submeter ao detox iônico, consulte um médico e um nutricionista para avaliar os riscos e as alternativas mais eficazes e seguras para a sua saúde.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!