Você já ouviu falar em detox vacinal? Trata-se de um suposto tratamento que promete eliminar os efeitos da vacinação contra a covid-19 do organismo. Mas não se engane: isso é uma mentira que pode colocar sua saúde em risco.
Médicos negacionistas têm oferecido a altos preços tratamentos falsos de “detox vacinal” e “reversão vacinal”, que servem para eliminar supostos efeitos nocivos da vacina. Mas as vacinas não causam nenhum mal à saúde – todas são altamente seguras e eficazes e passaram por rigorosos estudos, analisados por comitês independentes e agências reguladoras, antes de serem disponibilizadas para a população.
Os serviços de detox vacinal ou reversão vacinal oferecidos por estes médicos não têm embasamento científico e não conferem nenhum benefício ao paciente. Pelo contrário, podem expor as pessoas a riscos desnecessários, como reações alérgicas, intoxicações ou interações medicamentosas.
A ideia de um tratamento detox vacinal não tem base científica. Na verdade, nosso sistema imunológico é capaz de lidar com substâncias estranhas ao organismo, como é o caso das vacinas. As vacinas estimulam a produção de anticorpos específicos contra o vírus da covid-19, que ficam armazenados na memória imunológica e nos protegem de uma infecção futura. Não há como “eliminar” esses anticorpos do corpo, nem há motivo para isso.
Portanto, não caia nessa armadilha. Não existe detox vacinal ou reversão vacinal. Essas são práticas enganosas que podem configurar curandeirismo e serem enquadradas como crime pelo artigo 248 do Código Penal.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
