O dia do beijo é uma data para celebrar o amor e a paixão, mas também para se cuidar e evitar doenças que podem ser transmitidas pela saliva.
Você sabia que existem pelo menos cinco doenças que podem ser passadas pelo beijo na boca? Confira quais são elas e como se prevenir.
- Mononucleose: também conhecida como doença do beijo, é causada pelo vírus Epstein-Barr e pode provocar febre, dor no corpo, caroços no pescoço e amigdalite. Não há tratamento específico, apenas medidas para aliviar os sintomas. A prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas pelo vírus.
- Herpes simples: é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex tipo 1, que provoca bolhas e feridas nos lábios e na boca. O tratamento é feito com antivirais e pomadas. A prevenção é evitar o beijo quando há lesões ativas na boca ou na pele.
- HPV: é uma infecção causada pelo papilomavírus humano, que pode provocar verrugas na boca, na garganta e nos órgãos genitais. O tratamento é feito com medicamentos ou cirurgia para remover as verrugas. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e vacinar-se contra o HPV.
- Sífilis: é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode provocar feridas na boca, na língua e nos lábios. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e fazer o teste para sífilis regularmente.
- Gonorreia: é uma infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode provocar secreção e dor na garganta. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção é usar camisinha nas relações sexuais e fazer o teste para gonorreia regularmente.
Portanto, no dia do beijo, lembre-se de se proteger e de cuidar da sua saúde e da saúde do seu parceiro ou parceira. Beijar faz bem, mas com responsabilidade!
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
