Um novo tipo de implante neural desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge pode restaurar a função de membros amputados ou que perderam o uso de seus braços ou pernas.
Em um estudo realizado em ratos, os pesquisadores usaram o dispositivo para melhorar a conexão entre o cérebro e os membros paralisados. O dispositivo combina eletrônicos flexíveis e células-tronco humanas – as células-mestras ‘reprogramáveis’ do corpo – para se integrar melhor com o nervo e estimular a função do membro.
As tentativas anteriores de usar implantes neurais para restaurar a função dos membros falharam na maioria das vezes, pois o tecido cicatricial tende a se formar em torno dos eletrodos ao longo do tempo, impedindo a conexão entre o dispositivo e o nervo. Ao colocar uma camada de células musculares reprogramadas a partir de células-tronco entre os eletrodos e o tecido vivo, os pesquisadores descobriram que o dispositivo se integrava ao corpo do hospedeiro e a formação de tecido cicatricial era evitada. As células sobreviveram no eletrodo durante os 28 dias de experimento, a primeira vez que isso foi monitorado por um período tão longo.
Os pesquisadores dizem que, ao combinar duas terapias avançadas para a regeneração nervosa – terapia celular e bioeletrônica – em um único dispositivo, eles podem superar as limitações de ambas as abordagens, melhorando a funcionalidade e a sensibilidade. Embora seja necessária uma pesquisa e teste extensos antes que possa ser usado em humanos, o dispositivo é um desenvolvimento promissor para amputados ou aqueles que perderam a função de um membro ou membros. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.
Fonte: Link 1,
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
- Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horasNova pesquisa mostra que a frutose prepara as células de… Leia mais: Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horas
- Cientistas descobrem que a ansiedade pode vir do sistema imunológico do cérebro — não dos neurôniosNova pesquisa revela que a ansiedade pode ser controlada por células imunológicas do cérebro, mudando a compreensão sobre a origem da ansiedade.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
