O Papa Francisco foi internado em Roma, nesta quarta-feira (29), para passar por exames de check-up no intestino, devido a uma diverticulite. Mas o que é essa condição e quais são os seus sintomas, causas e tratamentos?
A diverticulite é a inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas ou sacos presentes nas paredes do intestino, especialmente na última porção do cólon. Os divertículos estão presentes, geralmente, em adultos com mais de 40 anos e são mais frequentes em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que fazem uma dieta pobre em fibras.
Os sintomas da diverticulite podem incluir dor abdominal, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, febre, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, sangue nas fezes e perda de apetite.
O diagnóstico da diverticulite é feito por meio de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada do abdômen, e exames de sangue que detectam inflamação e infecção no intestino.
O tratamento da diverticulite depende da gravidade dos sintomas e da presença de complicações, como perfuração ou obstrução intestinal. Em casos leves, o tratamento pode ser feito com repouso, dieta líquida e antibióticos orais. Em casos graves, pode ser necessária a internação hospitalar para receber antibióticos intravenosos e, às vezes, cirurgia para remover a parte afetada do intestino.
A prevenção da diverticulite envolve a adoção de hábitos saudáveis, como aumentar o consumo de fibras na alimentação, beber bastante água, praticar atividade física regularmente e evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios e laxantes.
A diverticulite é uma doença que pode afetar a qualidade de vida das pessoas e trazer riscos à saúde. Por isso, é importante procurar um médico ao perceber os sintomas e seguir as orientações para o tratamento adequado.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Estudo revela como o envelhecimento pode tornar o sistema imunológico menos eficiente contra tumoresUm novo estudo mostrou que níveis altos de uma substância chamada ácido metilmalônico podem enfraquecer células do sistema imunológico chamadas células T CD8+, que são importantes na luta contra o câncer de pulmão.
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]