O Papa Francisco foi internado em Roma, nesta quarta-feira (29), para passar por exames de check-up no intestino, devido a uma diverticulite. Mas o que é essa condição e quais são os seus sintomas, causas e tratamentos?
A diverticulite é a inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas ou sacos presentes nas paredes do intestino, especialmente na última porção do cólon. Os divertículos estão presentes, geralmente, em adultos com mais de 40 anos e são mais frequentes em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que fazem uma dieta pobre em fibras.
Os sintomas da diverticulite podem incluir dor abdominal, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, febre, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, sangue nas fezes e perda de apetite.
O diagnóstico da diverticulite é feito por meio de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada do abdômen, e exames de sangue que detectam inflamação e infecção no intestino.
O tratamento da diverticulite depende da gravidade dos sintomas e da presença de complicações, como perfuração ou obstrução intestinal. Em casos leves, o tratamento pode ser feito com repouso, dieta líquida e antibióticos orais. Em casos graves, pode ser necessária a internação hospitalar para receber antibióticos intravenosos e, às vezes, cirurgia para remover a parte afetada do intestino.
A prevenção da diverticulite envolve a adoção de hábitos saudáveis, como aumentar o consumo de fibras na alimentação, beber bastante água, praticar atividade física regularmente e evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios e laxantes.
A diverticulite é uma doença que pode afetar a qualidade de vida das pessoas e trazer riscos à saúde. Por isso, é importante procurar um médico ao perceber os sintomas e seguir as orientações para o tratamento adequado.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]