As eleições para o Parlamento Europeu começaram nessa quinta-feira (23). Os Países Baixos e o Reino Unido já votaram para a escolha de 751 deputados europeus. Pesquisa na Holanda indica que os Trabalhistas venceram. Mais dois países estão votando hoje: a Irlanda e a República Tcheca.
O processo eleitoral terminará oficialmente nos demais países europeus no próximo domingo (26). A escolha das diferentes datas está relacionada com as regras eleitorais em cada Estado-membro. Na Holanda, por exemplo, as eleições não podem ser feitas às sextas-feiras.
Pesquisas de boca-de-urna, na Holanda, indicam que os Trabalhistas, de Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, conseguiram a vitória. O partido teve mais de 18% dos votos, duplicando o percentual em relação às eleições de 2014.
Por outro lado, o Partido Liberal, de Mark Rutte, fica em segundo, com 14% dos votos, e o Partido nacionalista Fórum pela Democracia,de Thierry Baudet, em terceiro, com 11%.
A vitória do partido de centro-esquerda na Holanda é considerada importante, já que os partidos de extrema-direita poderão aumentar a presença no Parlamento Europeu.
Quanto ao Reino Unido, apesar da falta de pesquisas oficiais, um levantamento da YouGov previa, na última quarta-feira, que o partido eurocético de Nigel Farage – Brexit Party – ganhasse as eleições com 37%.
Já o Partido Conservador, liderado por Theresa May, enfrenta previsões desanimadoras – apenas sete%.
Os resultados oficiais serão conhecidos no domingo.