O fentanil é um medicamento opioide que tem um forte efeito analgésico e pode ser usado para tratar a dor crônica ou como parte da anestesia.
Ele é administrado por diferentes vias, como adesivo transdérmico, injeção intravenosa ou oral. O fentanil é muito mais potente do que a morfina ou a heroína e tem um rápido início de ação, mas também pode causar efeitos colaterais graves, como depressão respiratória, síndrome da serotonina ou dependência. Além disso, o fentanil é produzido ilegalmente e usado como droga recreativa, muitas vezes misturado com outras substâncias, aumentando o risco de overdose e morte.
O fentanil foi descoberto em 1960 pelo químico belga Paul Janssen e aprovado para uso médico nos Estados Unidos em 1968. Ele é considerado um medicamento essencial pela Organização Mundial da Saúde e tem um baixo custo em países em desenvolvimento. No entanto, nos Estados Unidos, o fentanil é responsável por milhares de mortes por ano devido ao seu uso abusivo e à sua alta potência.
Fontes:
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
